Jornalista Alberto Mucanda vence Prémio de Jornalismo
0 comentários Categoria: Benguela, Jornalismo
Reinauguradas avenidas Sócrates Daskalo e Correia Victor no Lobito
0 comentários Categoria: Efemérides, Lobito, Transportes
Júri anuncia vencedores do prémio de jornalismo 2010
0 comentários Categoria: Jornalismo
INAC doa bens materiais a Aldeia de Crianças SOS
0 comentários Categoria: Benguela, Sociedade
Polícia Económica apela vigilância nas compras para quadra festiva
0 comentários Categoria: Benguela, Lobito, Policia, Sociedade
Unitel inaugura primeira loja Unitel no Cubal
0 comentários Categoria: Comunicações, Cubal, Sociedade
Desabamento de pontes na Ganda dificulta circulação de pessoas e bens
0 comentários Categoria: Ganda, Sociedade, Transportes
Polícia prepara equipas móveis e fixas para prevenção de acidentes rodoviários
0 comentários Categoria: Lobito, Policia, Sociedade
Leila Lopes, Miss Angola 2011 é de Benguela
0 comentários Categoria: Cultura, Sociedade
Vice-governador abre programa de construções dirigidas na Baía Farta
0 comentários Categoria: Baia-Farta, Sociedade
Empresário projecta segundo GP Internacional para Maio de 2011
0 comentários Categoria: Desporto, Motocross
Efeméride: 13 de Dezembro na História do Mundo
0 comentários Categoria: Efemérides
Polícia regista 46 mortes por acidentes de viação em 4 meses
0 comentários Categoria: Acidentes, Lobito, Sociedade
Circuito da Baía Azul premia piloto namibiano no GP MPLA
0 comentários Categoria: Desporto, Motocross
Apresentados novos administradores em Benguela
0 comentários Categoria: Executivo, Governo
Novas casas na província de Benguela são erguidas em terrenos estratégicos
O administrador da Sonangol Imobiliária e Propriedades afirmou, na quinta-feira, na Baia Farta, província de Benguela, que está assegurado para a região o programa de construção de dez mil casas. O responsável, que visitou as reservas fundiárias do Lobito, Benguela e da Baia Farta, referiu que as autoridades provinciais agiram acertadamente em demarcar as reservas fundiárias em locais considerados estratégicos, próximos da subestação de energia eléctrica e dos reservatórios de água.
“É que as reservas fundiárias estão muito bem localizadas em cada uma das cidades, não vai ser necessário fazer grandes engenharias para se instalarem a corrente eléctrica e a água canalizada junto das obras”, frisou.
O facto de as reservas fundiárias estarem próximas destes pontos, disse, vai facilitar a vida aos
0 comentários Categoria: Baia-Farta, Benguela
1º de Maio no Girabola-2011
Com este resultado, a formação da província das Acácias Rubras regressa ao Girabola, do qual se desceu em 2009.
Os proletários consolidaram a primeira posição, com 30 pontos, enquanto o Mambrôa se mantém no terceiro posto, com 22.
Para a mesma ronda, a Académica do Lobito derrotou o Nacional de Benguela, por 3-1, no estádio do Buraco.
Nucho, Ismael e Zezinho apontaram os golos dos “estudantes”, enquanto Mendinho reduziu para o Nacional de Benguela.A Académica isolou-se no segundo posto da tabela classificativa, com 26 pontos, ao mesmo tempo que o Nacional se encontra na quinta posição, com 16.
No estádio Eldefrides Costa de Benguela, o 17 de Maio local, “lanterna vermelha” da série B, impôs um empate a zero ao Recreativo Seles, do Kuanza-Sul.
Com o empate, a formação do Seles mantém o quarto posto, com 20 pontos, enquanto o 17 de Maio continua na “cauda”, com três.
Na partida de destaque da Série A, o Domant FC sentiu algumas dificuldades para vencer o Porcelena FC, do Kuanza-Norte, por 3-2, no campo da Açucareira, na província do Bengo.O conjunto do Bengo consolidou, assim, o segundo lugar da classificação, com 27 pontos, ao passo que a formação do Kuanza-Norte está na sétima posição com dez.
No estádio da Cidadela, o Progresso do Sambizanga, líder da série A, venceu o Benfica de Cabinda, “lanterna vermelha”, por 3-2, em Luanda. Os golos do Progresso foram apontados Luís e Harry Milanzi bisou, enquanto Luís II e Henriques reduziram pelos “encarnados” de Cabinda. Para a conclusão da 17ª jornada da série A, o Real Congo e o Recreativo Kafanda, do Bengo, defrontam-se apenas hoje, às 9h00, no campo Álvaro Buta, na cidade de Mbanza Congo.
O desafio não se disputou ontem devido à chuva que caiu sobre a capital do Zaire.
A Académica do Lobito e o Domant FC defrontam-se, em data e local a ser definido pela Federação Angolana de Futebol (FAF), para se encontrar o terceiro clube a ascender ao Girabola-2011.
0 comentários Categoria: Desporto
Pilotos da região disputam troféu em Benguela
A prova insere-se nas comemorações do 54º aniversário do MPLA, que se assinala no dia 10.
A grande atracção é a vida dos 13 dos melhores pilotos da região austral do continente, designadamente África do Sul, Botswana e Namíbia.
Além de Benguela, Angola está representada com corredores da Huíla e de Luanda.
Dilcinho Lacerda, da Trans Comércio, patrocinador oficial do Grande Prémio MPLA, garantiu, ao Jornal de Angola, estarem criadas todas as condições para a realização da prova.
0 comentários Categoria: Actualidades, Desporto
Cidade de Benguela alberga campeonato
quinta edição do Campeonato Nacional de Futebol feminino começa no próximo dia 2 de Fevereiro, na província de Benguela, com a participação de 14 equipas do país, apurou ontem o Jornal de Angola.
A decisão saiu de um encontro realizado na sexta-feira passada, na sede do órgão reitor, no Complexo da Cidadela, entre os membros da federação e os representantes de quatro clubes da capital.
Luanda vai estar representada com as formações da Regedoria, actual campeã provincial da capital, Progresso do Sambizanga, Mártires de Kifangondo e Terra Nova. As províncias do Bengo, Benguela, Huíla, Cabinda, Cunene, Huambo, Lunda-Sul, Malange e Moxico vão estar representadas no campeonato apenas com uma equipa cada. A federação movimenta o futebol nas províncias de Benguela, Bengo, Cabinda, Cunene, Huambo, Huíla, Lunda-Sul, Luanda, Lubango, Kwanza-Sul, Moxico e Uíge.
Na reunião, presidida pelo secretário-geral da federação, Augusto Silva “Alvarito”, foi criada uma comissão para o acompanhamento da competição na província das Acácias Rubras, que vai ser coordenada por Nelson Nascimento e integra ainda Isabel Major.
Em 2009, a competição não se disputou devido ao engajamento na organização da Taça de África das Nações (CAN-2010) nas cidades de Benguela, Cabinda, Luanda e Lubango.
A última edição, em 2008, foi disputada na cidade do Luena, província do Moxico, onde o Progresso conquistou o tetracampeonato nacional.
0 comentários Categoria: Desporto
Benguela 2010 um encontro com as Acácias
0 comentários Categoria: Benguela
Actores satisfeitos com experiências obtidas do festival de teatro
Actores de grupos teatrais que participaram de 30 de Novembro a 03 de Dezembro no 4º Festival Nacional de Teatro, em Benguela, encerrado sexta-feira, manifestaram a sua satisfação devido as experiências que obtiveram para melhorar a qualidade das suas obras e performances.
0 comentários Categoria: Cultura
Governador apela maior desempenho dos construtores em Benguela
0 comentários Categoria: Benguela
Disponibilizados USD 10 mil para corrida de motocross pelo Complexo Agrário do Kaviombo
Disponibilizados USD 10 mil para corrida de motocross
A confirmação foi feita hoje (sábado), pelo representante do grupo, Tânia Areias, durante uma entrevista à imprensa, onde avaliou o actual estado de preparação das condições para a prova que terá como palco a pista do circuito do Complexo Agro-pecuário do Kaviombo, empresa que promove o evento desportivo pela segunda vez.
Do montante, Segundo a responsável, cinco mil está destinado aos vencedores na categoria de moto de duas rodas, o restante aos veículos motorizados de quatro rodas.
Explicou que os primeiros classificados do “Troféu Guigo Sampaio” devem receber a quantia de mil e 500 dólares, os segundos mil e aos terceiros caberá 800 respectivamente.
Entre os pilotos angolanos já confirmados em motos de duas rodas, estão Zé Comando, Joshua Teixeira e Elcio Teixeira, de Benguela, Sandro Rodas, Paulo Estraga, Rude Rodas e Bruno Botija, de Luanda.
Além deles, está também Bjorn Bierbraver, Animal Wise (Honda Muxima Racing), Paulie Loots, Jaco Loots (Bike ans Quad Clinic), Tommy Gous (Novel Yamaha) e Ruhan Gous (categoria individual), da Namíbia, Rudolf Steyn, Ross Branch, (África do Sul) e Carr Lebatha, do Botswana.
Enquanto isto, na lista de motocross de quatro rodas, figuram os pilotos angolanos Hugo Quental (Huíla) e Valery Jerónimo (Benguela), assim como os namibianos Jaco Snyman e Miki Benkhe, das equipas do Snyman Transport e Benkhes Garage, respectivamente.
A pista do circuito de Kaviombo possui 1620 metros de extensão e os saltos foram melhorados para possibilitar as acrobacias dos principais craques de motocross em Angola, África do Sul, Botswana e Namíbia.
0 comentários Categoria: Desporto
Baía Azul, em Angola, capta investimentos turísticos
O complexo turístico da Baía Azul, na província de Benguela, litoral sul de Angola, precisa de investimentos para ser recuperado, segundo o chefe do Departamento Provincial de Hotelaria e Turismo em Benguela, Timóteo Gonçalves.
Em declarações à Angop, Gonçalves considerou o centro turístico uma das atracções de lazer mais relevantes da província de Benguela, embora actualmente esteja votado ao abandono.
Para a recuperação da infra-estrutura disse ter sido entregue, para reabilitação, a gestão do centro a uma empresa privada que 11 anos depois nada fez, “facto que deixa essa estrutura sub aproveitada”.
"Se dentro dos próximos dois anos a infra-estrutura do complexo turístico não for reabilitada corremos o risco de ver a estrutura desabar", alertou.
"Benguela Blue Ocean"
A Baía Azul dispõe de óptimas condições para a prática do turismo com destaque para a pesca desportiva, pois os seus mares possuem diversas espécies marinhas.
Um investimento imobiliário deverá ser lançado em breve na região, com características residenciais e de turismo, designado "Benguela Blue Ocean", numa promoção da empresa Taminvest Angola.
O terreno onde nascerá o "Benguela Blue Ocean", na parte superior da Baía Azul, abrange uma área de 1.350 hectares, dos quais 650 serão urbanizados. A nova cidade, projectada para albergar cerca de 20 mil pessoas, contará com um campo de golfe, uma marina, parque aquático, museu, hotéis, restaurantes, cinema, teatro, centro de negócios e espaços comerciais, entre outras infra-estruturas.
0 comentários Categoria: Baia-Farta
Prostituição prolífera nas ruas do lobito
0 comentários Categoria: Lobito, Sociedade
Polícia localiza campo minado na Baía Farta
A informação foi prestada hoje (sexta-feira) pelo comandante municipal da polícia na Baía Farta, intendente José dos Santos, para quem a área já foi vedada e aguarda-se pelo envio de especialistas da equipa técnica das Forças Armadas Angolanas (FAA) para a remoção dos engenhos explosivos.
José dos Santos considerou esta situação de preocupante, tendo em conta que esta área é habitada e usada para o pasto de animais.
0 comentários Categoria: Baia-Farta, Policia
“Jardim Milionário” leva antigo Administrador de Benguela aos calabouços
O homem foi acusado de crime de peculato e furto pelo seu suposto envolvimento no caso conhecido como “Jardim Milionário”.
Segundo uma fonte da Rádio Ecclésia os órgãos judiciais alegam possuir provas da implicação de Manuel Francisco no processo que levou à delapidação de cerca de um milhão e seiscentos mil dólares norte americanos dos cofres do Estado.
O dinheiro terá sido aplicado na reabilitar do pequeno jardim defronte ao mercado “Heróis de Moncada” na cidade de Benguela.
O antigo governante vai aguardar o julgamento nas instalações prisionais do Cavaco.
Outro possível implicado no caso é o deputado Jeremias Dumbo, então primeiro Secretário Provincial do MPLA. As fontes próximas do Ministério Público admitem que também pode ser indiciado.
O caso “Jardim Milionário” veio a público a 17 de Maio de 2009, data do aniversário da cidade.
0 comentários Categoria: Polémica, Política
Ministra da Comunicação Social quer maior intervenção da media no resgate de valores morais
A governante falava a jornalistas quando fazia o balanço da visita de trabalho de algumas horas à província de Benguela, que serviu para radiografar o estado de funcionamento dos órgãos públicos e privados afectos ao sector que dirige.
Carolina Cerqueira considerou que se torna importante que haja maior participação e contributo da imprensa no domínio da recuperação dos valores éticos, asseverando que a Comunicação Social deve estar mais humanizada e retratar a realidade do país, dando respostas às preocupações das comunidades.
Noutra vertente, sublinhou que decorrem em nível ministerial conversações com o Instituto de Rádio e de Televisão da República de Cuba, assim como com outras instituições vocacionadas não só à formação no domínio das rádios comunitárias, mas a aspectos ligados a programas sociais, entre os quais a moralização social.
A ministra assinalou que o estabelecimento de parceria seja com a República do Quénia ou de Cuba no domínio da Comunicação Social é um reflexo do progresso que Angola vai conhecendo nos últimos tempos.
“Essa visita também nos permitiu verificar quais as dificuldades e as necessidades dos órgãos de informação, permitindo que o ministério possa ajudar a província a se desenvolver mais no domínio da comunicação”, realçou.
Mostrou-se, além disso, impressionada com o índice de desenvolvimento que a província de Benguela vem registando, confirmando o empenho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em transformar Angola num lugar bom de se viver.
De acordo com a ministra Carolina Cerqueira, todos os empreendimentos que estão a ser erguidos ou modernizados em Benguela, sobretudo o Porto do Lobito e os Caminhos-de-ferro de Benguela, vão, não só, servir essa região como o país e a região Austral de África.
Igualmente reiterou que o ministério vai continuar a apoiar as iniciativas privadas concernentes ao desenvolvimento do sector e a apostar na formação dos jornalistas, de modo que o desempenho da Comunicação Social acompanhe o progresso do país.
“Encontramos uma província vibrante e empenhada no desenvolvimento de Angola”, finalizou a ministra, que se fez acompanhar nessa visita, além de uma delegação que integrou quadros seniores do Ministério da Comunicação Social e responsáveis do sector, dos homólogos da Guiné-Bissau, Maria Djaló Mandingna, e do Quénia, Samuel Poghisio.
A visita da titular da Comunicação Social juntamente dos seus homólogos queniano e guineense enquadrou-se nas actividades alusivas à XVIII Assembleia-geral Anual da Associação de Rádios e Televisões da África Austral (SABA), que decorreu de 13 a 15 do corrente mês.
Durante a permanência em Benguela, Carolina Cerqueira e convidados visitaram as instalações das Rádios Lobito, Benguela e Morena Comercial (privada), Centro de Produção da TPA, cujo sistema de transmissão por satélite (Up Link) permite dia-a-dia a sua conexão aos programas “Bom Dia Angola” e “Ecos & Factos”, assim como o envio em tempo real de notícias sobre as realizações da província.
Antes de ter regressado à província de Luanda, capital do país, a ministra Carolina Cerqueira que visitou pela primeira vez a região reuniu-se com os membros do governo provincial de Benguela.
0 comentários Categoria: Benguela, Sociedade
CATEGORIAS
- Acidentes (10)
- Actualidades (5)
- Baia-Farta (8)
- Basquetebol (2)
- Benguela (53)
- Bocoio (2)
- Catumbela (3)
- Comunicações (2)
- Cubal (7)
- Cultura (11)
- Desporto (20)
- Economia (14)
- Educação (10)
- Efemérides (2)
- Executivo (4)
- Futebol (3)
- Ganda (3)
- Governo (8)
- Habitação (1)
- Hegiene (1)
- Jornalismo (2)
- Justiça (6)
- Link (1)
- Lobito (22)
- Meio Ambiente (1)
- Moda (1)
- Monografia (3)
- Motocross (2)
- Notícias (18)
- Polémica (8)
- Policia (6)
- Política (14)
- Saúde (9)
- Segurança (2)
- Sociedade (32)
- Tecnologia (1)
- Transportes (8)
- Turismo (1)
ARQUIVO
- julho 2012 (2)
- julho 2011 (4)
- maio 2011 (25)
- abril 2011 (16)
- março 2011 (4)
- fevereiro 2011 (18)
- janeiro 2011 (10)
- dezembro 2010 (37)
- novembro 2010 (20)
DISCÍPULOS
PARCEIROS
+ POPULARES
- Militantes no Cubal manifestam solidariedade ao cabeça de lista do MPLA
- Prostituição prolífera nas ruas do lobito
- Universidade Katyavala Bwila demite 143 estudantes por irregularidades
- Edificios Que Caracterizam Benguela
- Franceses com Consulado em Benguela
- Administração da Ganda prioriza formação de quadros na gestão de projectos
- História da Província de Benguela [Parte I]