Ministra da Comunicação Social quer maior intervenção da media no resgate de valores morais

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 |

A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, apelou esta quarta-feira, em Benguela, maior intervenção da media angolana na consciencialização dos segmentos sociais para o resgate dos valores morais e cívicos imprescindíveis à harmonização da convivência.

A governante falava a jornalistas quando fazia o balanço da visita de trabalho de algumas horas à província de Benguela, que serviu para radiografar o estado de funcionamento dos órgãos públicos e privados afectos ao sector que dirige.

Carolina Cerqueira considerou que se torna importante que haja maior participação e contributo da imprensa no domínio da recuperação dos valores éticos, asseverando que a Comunicação Social deve estar mais humanizada e retratar a realidade do país, dando respostas às preocupações das comunidades.

Noutra vertente, sublinhou que decorrem em nível ministerial conversações com o Instituto de Rádio e de Televisão da República de Cuba, assim como com outras instituições vocacionadas não só à formação no domínio das rádios comunitárias, mas a aspectos ligados a programas sociais, entre os quais a moralização social.

A ministra assinalou que o estabelecimento de parceria seja com a República do Quénia ou de Cuba no domínio da Comunicação Social é um reflexo do progresso que Angola vai conhecendo nos últimos tempos.

“Essa visita também nos permitiu verificar quais as dificuldades e as necessidades dos órgãos de informação, permitindo que o ministério possa ajudar a província a se desenvolver mais no domínio da comunicação”, realçou.

Mostrou-se, além disso, impressionada com o índice de desenvolvimento que a província de Benguela vem registando, confirmando o empenho do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em transformar Angola num lugar bom de se viver.

De acordo com a ministra Carolina Cerqueira, todos os empreendimentos que estão a ser erguidos ou modernizados em Benguela, sobretudo o Porto do Lobito e os Caminhos-de-ferro de Benguela, vão, não só, servir essa região como o país e a região Austral de África.

Igualmente reiterou que o ministério vai continuar a apoiar as iniciativas privadas concernentes ao desenvolvimento do sector e a apostar na formação dos jornalistas, de modo que o desempenho da Comunicação Social acompanhe o progresso do país.

“Encontramos uma província vibrante e empenhada no desenvolvimento de Angola”, finalizou a ministra, que se fez acompanhar nessa visita, além de uma delegação que integrou quadros seniores do Ministério da Comunicação Social e responsáveis do sector, dos homólogos da Guiné-Bissau, Maria Djaló Mandingna, e do Quénia, Samuel Poghisio.

A visita da titular da Comunicação Social juntamente dos seus homólogos queniano e guineense enquadrou-se nas actividades alusivas à XVIII Assembleia-geral Anual da Associação de Rádios e Televisões da África Austral (SABA), que decorreu de 13 a 15 do corrente mês.

Durante a permanência em Benguela, Carolina Cerqueira e convidados visitaram as instalações das Rádios Lobito, Benguela e Morena Comercial (privada), Centro de Produção da TPA, cujo sistema de transmissão por satélite (Up Link) permite dia-a-dia a sua conexão aos programas “Bom Dia Angola” e “Ecos & Factos”, assim como o envio em tempo real de notícias sobre as realizações da província.

Antes de ter regressado à província de Luanda, capital do país, a ministra Carolina Cerqueira que visitou pela primeira vez a região reuniu-se com os membros do governo provincial de Benguela.
  
 
  

0 comentários:

Enviar um comentário