Ganda - O desabamento de duas pontes sobre os rios Kuiva e Kuvombwa, que liga o troço rodoviário entre as comunas da Ebanga/Babaera/povoação da Lonjava/Kalundo, no município da Ganda (Benguela), na última semana, devido as fortes chuvas que registam na região, está a dificultar a livre circulação de pessoas e bens.
De acordo com o administrador da Ebanga, Domingos Kapata, o desabamento das referidas pontes de construção provisória está a criar transtornos na circulação de pessoas e mercadorias, bem como na comunicação das populações entre as localidades de Sangungo/Kalundo/Lombinji, sede municipal e a própria comuna da Ebanga.
Domingos Kapata mostrou-se igualmente preocupado com as pontes sobre o rio Kuvombwa, que faz ligação do troço entre a sede da Ebanga/Balombo e sobre o rio Kabondo que correm igualmente o risco de desabar, assim como o actual estado de degradação e ravinas no troço que liga as povoações da Etala/Catanda.
Revelou que a ponte sobre o Kuvombwa, que faz ligação do troço entre a sede da Ebanga/Balombo e a outra sobre o rio Kabondo, está a ser recuperada por uma equipa chinesa, enquanto as outras aguardam por uma intervenção mais profunda.
Entretanto, no município do Caimbambo, 116 quilómetros a sul da cidade de Benguela, três pontes, situadas no eixo rodoviário que dá acesso à comuna da Canhamela, numa extensão de 30 quilómetros a sul da sede municipal, correm o risco de desabar devido as chuvas que se registam na região.
Trata-se das pontes sobre os rios Calondo, Limbuata e Udongo, que clamam por uma intervenção urgente, dado ao perigo que apresentam na livre circulação de pessoas e bens.
0 comentários:
Enviar um comentário