Benguela - O jornalista Alberto Victor Mucanda, da Televisão Pública de Angola, venceu hoje o Prémio Provincial de Jornalismo de Benguela, edição 2010, segundo anúncio do júri.
Os membros do Júri, presidido por Florêncio André, distinguiram uma reportagem do profissional sobre o grupo cultural Bismas das Acácias, numa visão entre a tradição e a cultura.
Também foi destaque como finalista concorrente, a atribuição da 1ª e 2ª menções honrosas aos jornalistas José Honório e José de Oliveira, da Agência Angola Press e da Rádio Nacional de Angola, respectivamente.
Na categoria de jornalismo radiofónico, foi vencedor o jornalista Mário Zeferino, da Rádio Morena Comercial, enquanto no sector televisivo o prémio foi para Joaquim Freitas, da TPA.
Na categoria jornalismo de imprensa, o jornalista António Gonçalves, do Jornal de Angola, chegou à final e ficou com o galardão, enquanto Álvaro Abel (TPA) levou o prémio no domínio desportivo.
Como vencedor do Prémio de Línguas Nacionais o júri anunciou o jornalista António Firmino, da Emissora Regional da RNA no município ferro-portuário do Lobito.
Esta edição do prémio em referência, que é promovido pelo Club de Imprensa de Benguela (CIB), ainda premiou para melhor Imagem e Vídeo o operador de Câmara da TPA, Inocêncio Sily, e Armando Balaca, da RNA, foi distinguido pela Melhor Sonorização.
A data da gala de entrega do prémio, que deve reunir jornalistas e outras personalidades, passou deste mês para Janeiro de 2011, dado ao atraso na disponibilização dos valores financeiros por parte do governo provincial de Benguela.
O Prémio Provincial de Jornalismo de Benguela, naquela que é a 9ª edição, contou com a candidatura de 25 concorrentes, incluindo correspondentes de órgãos de Comunicação Social no interior da província, num total de 51 trabalhos remetidos ao júri.
Este ano, o valor do prémio está avaliado em kwanzas ao equivalente a 27 mil dólares norte-americanos, dos quais 15 mil serão entregues ao vencedor e os restantes repartidos pelas menções honrosas e pelas categorias citadas, ao abrigo do regulamento vigente.
0 comentários:
Enviar um comentário