Ong realizam exposição de produto de combate à malária

quinta-feira, 28 de abril de 2011 |

Uma feira com exposição de produtos de combate à malária e reflexão sobre o impacto negativo da doença nas mulheres grávidas foi realizada nessa terça-feira, em Benguela.

Promovida pelas Ong nacionais e estrangeiras, Cruz Azul e Jhpiego, em parceria com ministério da Saúde, a acção foi financiada pela Esso Angola.
 
O acto enquadrou-se nas comemorações do 25 de Abril, Dia Mundial de Luta Contra a Malária, que decorreu sob o lema "A prevenção da malária na mulher grávida".
 
Durante o evento, foram expostos produtos como mosquiteiros, panfletos com informação de prevenção e combate à doença, bem como a realização de palestras e teatros.
 
O director executivo da Cruz Azul, Castilho Singelo, considerou que apesar do esforço do Governo, ainda é notória a fraca presença das mulheres grávidas nos centros de saúde e não só.

Combate a Malária

 
Castilho Singelo explicou que a Cruz Azul tem vindo a reforçar a parceria entre a comunidade e os centros de Saúde mais próximos desta, por exemplo, sensibilizar, capacitar e promover o acesso a meios de protecção e de tratamento contra a malária.
Por seu turno, a consultora regional de Saúde Pública e Comunitária da Esso Angola, Ana Margarida Setas, classificou o trabalho das Ong positivo, pelo facto do projecto estar a diminuir consideravelmente a morbi-mortalidade por malária.
Realçou que, há ainda muito por se fazer para o combate à doença, muito embora exista actividades para o ano inteiro, o dia 25 serve para reflectir, avaliar e reforçar os esforços na luta contra a malária
Ana Margarida Setas reforçou que o apoio da Esso Angola é multi-facetico e faz-se por intermédio de parceiros e de organizações não governamentais que tem muita prática e muito conhecimento em trabalho de campo
A ExxonMobil e a Esso Angola estão empenhadas em maximizar os resultados de todos os programas já financiados por assegurar o seu alinhamento com o Ministério da Saúde e com o Programa Nacional de Controlo da Malária. 
 
 
A Companhia Líder na Luta contra a Malária, a ExxonMobil já disponibilizaram, desde 2000, mais de 100 milhões de dólares.
 
A Esso Angola é uma afiliada da ExxonMobil e está presente em Angola desde Agosto de 1994, sendo o operador do Bloco 15 com 40 porcento de participação.
 
Participaram da exposição, Ong nacional e estrangeira financiada pela Esso Angola e ExxonMobil Angola que participam na luta contra malária.

0 comentários:

Enviar um comentário