Administração da Ganda prioriza formação de quadros na gestão de projectos

quinta-feira, 7 de julho de 2011 |



A formação de quadros administrativos e na gestão de projectos consta das prioridades do executivo municipal da Ganda, província de Benguela, no âmbito do programa integrado de desenvolvimento rural de combate à fome e à pobreza para o ano de 2012.
 
De acordo com a informação avançada hoje pelo administrador municipal, Caetano Lopes, durante o conselho de auscultação e concertação social local são também outras prioridades do executivo local, o reforço institucional, com a aquisição de meios rolantes, levantamento e criação de um sistema informático.
 
A reabilitação de pontes e pontecos, estradas terciárias, cinco escolas primárias e ampliação do magistério primário na sede municipal e comunas e casas para técnicos, foram apontadas como outras acções prioritárias.
 
 Referiu que a administração local vai ainda apostar na aquisição de um kit para trabalhos de reparação terraplanagem, materiais de construção, 3.500 carteiras, 800 quadros pretos e cinco mil batas escolares.
 
No que tange ao projecto de Gestão Municipal, disse que está previsto a construção de 100 latrinas, aquisição de equipamentos de limpeza, sinalização vertical e a identificação de localidades, tintas e cimento para melhoramento dos edifícios habitacionais públicos e privados.
 
A reabilitação do jardim municipal, cemitério, sistema de fornecimento e distribuição de energia eléctrica à cidade, sua extensão aos bairros periféricos e comunas, bem como a aquisição de um grupo gerador com capacidade para 545 kvs, construção de 20 furos de abastecimento da água, são outros projectos que englobam o programa.
 
Consta ainda do plano a construção do sistema de irrigação, aquisição de 100 kits de material agrícola, alfaias, fertilizantes, 1000 cabeças de gado bovino para tracção animal e fomento, 500 charruas, motorizadas para técnicos, medicamentos para tratamento do gado bovino, sementes diversas, construção do matadouros e apetrecho de cinco estações meteorológicas.
 
A construção de cinco mercados, sendo um municipal e quatro nas comunas, quatro interpostos para comércio rural, aquisição de outros kits para prestação de serviços em pequenos empregos, esquadra móvel, motorizadas e viatura para serviços de patrulhamento policial, foram outros programas anunciados pelo responsável.
 
 
Deu a conhecer que, dentre vários projectos, constam igualmente a aquisição de três ambulâncias, cadeias de frio, camas, colchões, duas mil chapas e quatro mil sacos de cimentos para construção de postos sanitários nas povoações e aldeia, a formação e gratificação de 120 parteiras tradicionais e 50 agentes comunitários

0 comentários:

Enviar um comentário