CATUMBELA: Mais uma cerâmica que será construída

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 |



Uma cerâmica, com capacidade de produção de 400 mil tijolos por dia, será construída na comuna da Catumbela (província de Benguela), através de um investimento privado das Organizações Kabuscorp do Palanca, avaliado em 35 milhões de dólares norte-americanos.
Segundo o presidente das Organizações Kabuscorp do Palanca, Bento Kangamba, o projecto também inclui a construção, na mesma localidade, de uma unidade hoteleira.
Bento Kangamba disse que a cerimónia de lançamento da primeira pedra para o início das obras da fábrica acontece nos próximos dias, com a presença de diversas personalidades.
Adiantou que na cidade do Luena, capital da província do Muxico, também vai ser edificada uma unidade fabril para a produção de tijolos, para atender as necessidades do sector de construção civil.
Afirmou que os projectos foram concebidos com a pretensão de se contribuir para o processo de desenvolvimento socio-económico do país que se encontra numa etapa de reconstrução e construção de infra-estruturas indispensáveis ao bem-estar da população.
Asseverou que a semelhança dos empresários estrangeiros que investem em Angola, os angolanos também devem se preocupar em fazer alguma coisa útil e que ajude a acelerar o progresso que se pretende.
A comuna da Catumbela, um dos principais pólos industrias da província de Benguela, conta com a cerâmica do Grupo Porto Belo, que aumentou, em 2008, a produção de 500 mil tijolos para 600 mil/mês, desde que há cinco anos iniciou a sua actividade, para atender cada vez mais a procura pelo produto no mercado, face às necessidades de reconstrução do país.
O preço do tijolo na cerâmica Porto Belo, que também se dedica ao fabrico de telhas, mosaicos, varia de 60 a 69 kwanzas, mediante o tipo e o tamanho
Actualmente, além de Benguela, a província do Huambo, Bié e Kwanza Sul constituem o principal mercado de escoamento de tijolos produzidos pela unidade fabril, que conta com pelo menos 100 trabalhadores efectivos e colaboradores.

   
 

0 comentários:

Enviar um comentário