BENGUELA: Segundo maior índice de mortes por acidentes

sexta-feira, 26 de novembro de 2010 |

O comandante provincial da Polícia Nacional em Benguela, comissário António Maria Sita, afirmou domingo, nesta cidade, que Benguela é a segunda província do país com maior número de mortos por acidentes de viação.
Segundo dados estatísticos, o comando provincial registou de Janeiro a Novembro do ano em curso dois mil e 182 acidente de viação, mais 516 em relação ao ano de 2009, dos quais 373 resultaram em mortes, dois mil e 93 feridos e danos materiais avaliados em 265.275.554 kwanzas.
 De acordo com o comandante, que falava por ocasião do Dia Mundial das Vítimas de Estradas, os acidentes de viação constituem uma das principais causas de morte no país, principalmente em Benguela, tendo considerado importante que cada cidadão faça uma análise de como deve se comportar quando estiver numa via pública ou a conduzir.
Defendeu a necessidade de abordar também sobre os acidentes de viação e não só da prevenção de Sida, poliomielite e outras doenças que hoje fazem parte das epidemias no país.
Avançou que o comando da Polícia em Benguela está a implementar algumas medidas para prevenir o acidente de viação, que passam por priorizar a informação aos utilizadores da via e posteriormente estar devidamente preparada para regular e prevenir utentes das estradas.


Anunciou que, para 2011, o seu comando tem agendado um programa que visa maior colaboração com as escolas e empresas detentoras de meios de locomoção, como autocarros públicos e moto-taxis (vulgos "Kupapatas"), por forma a serem mais rígidos e incentivarem a adquirir uma carta de condução a quem não estiver habilitado para usar a via pública.
"O reforço das medidas de protecção e que o agente de trânsito não facilite, como tem sido até hoje. Há algumas infracções e a nosso ver tem havido  certa passividade", disse o comandante, acrescentando que é um dia especial e deve continuar a reflectir-se e exigir dos cidadãos mais responsabilidades.
Chamou ainda especial atenção aos motoristas sobre o estado das viaturas que conduzem, pedindo que estejam habilitados e em condições morais, respeitando todos os outros que fazem uso da via pública, limites de velocidades e sinais em algumas localidades.
Entretanto, a director provincial da Viação e Trânsito em Benguela, superintendente Albertina Dias, disse que os automobilistas, principalmente os de moto-taxis, devem ter mais prudência na condução e evitar conduzir em estado de embriaguez, para evitar acidentes.
Disse esperar que, para 2011, o número de acidente diminua e que os motoristas conduzam com mais responsabilidade.




Já o representante da Igreja Tocoísta, António Cachicunha, afirmou que a cerimónia traduz a memória daqueles que por vários acidentes morreram, apelando a todos os automobilistas a cumprirem rigorosamente com as regras de trânsito que se evite mais percas de vida no país.
"Toda vida que se perde em acidente é o país e as famílias que vão perdendo. Por isso, apelo a todos os automobilistas e não só em viaturas ou motorizadas mais responsabilidade quando usarem a estrada", expressou.
Membros da Direcção Provincial da Viação e Trânsito, estudantes, entidades religiosas, autoridades tradicionais e directores províncias de empresas públicas e privadas da província reflectiram domingo, num cortejo pelas artérias da cidade, sobre o Dia Mundial das Vítimas de Estradas (21 de Novembro).

O acto, decorrido em homenagem ao terceiro domingo, foi marcado por uma reflexão em memória das vítimas de acidentes de viação e realizou-se na estrada nº 100, com orações dirigida às vítimas.
Houve igualmente exposição fotográfica no largo de África, reprodução de fotografias, distribuição de cartilhas de prevenção rodoviária e uma mesa redonda sobre a sinistralidade rodoviária e caminho a seguir para inverter o quadro.
   
  

0 comentários:

Enviar um comentário