Universidade Katyavala e Hospital Geral assinam acordo de parceria na formação de quadros

quinta-feira, 7 de julho de 2011 |

Um acordo de parceria que visa a formação de quadros na área de medicina foi assinado hoje, quarta-feira, em Benguela, pelos responsáveis da Universidade Katyavala Bwila e o Hospital Geral de Benguela, Albano Ferreira e Eduardo Kedisobua, respectivamente.

Na ocasião, o reitor da Universidade Katyavala Bwila, Albano Ferreira, disse que este acordo vai reforçar a integração que já existe dentro da Faculdade de Medicina e do hospital geral, um espaço em que os estudantes são integrados para fazerem as práticas profissionais.
Acrescentou que existem projectos de reforço à formação de quadros do hospital e da própria Faculdade de Medicina, que visam dar um contributo na formação diferenciada dos médicos e no pós-graduação, aliando a investigação científica.
"Temos já ideias concretas em relação ao desenvolvimento do laboratório diferenciado de apoio à Faculdade de Medicina que irá dar subsídios já ao hospital, porque no nosso seio também predominam doenças infecciosas causadas por micróbios e que as vezes provocam resistências aos antibióticos e este desiderato pode ser uma forma de orientar os médicos no sentido de fazer o tratamento correcto e mais especifico", frisou.
Explicou que a formação em licenciatura já está em curso, pois a Faculdade de Medicina iniciou antes do surgimento da Universidade Kayavala Bwila, por iniciativa do Governo e com responsabilidades confinadas inicialmente ao governo da província e na altura com a direcção da UAN.
Albano Ferreira afirmou que a Faculdade de Medicina passou a integrar a UKB em 2009 e até ao momento há alunos no quarto ano com perspectiva de serem os primeiros 60 licenciados em 2013.
O reitor avançou que, paralelamente a este acordo, o hospital lançou este ano o repto para o início da formação pós graduação, permitindo discutir a forma da sua implementação na base do que é o interesse do hospital e das parcerias que podem estabelecer com a Faculdade de Medicina, identificado como uma área importante na formação do diagnostico virado para a microbiologia.
Por sua vez, o director do Hospital Geral de Benguela, Eduardo Kedisobua, considerou que os acordos trazem muitos benefícios, pois a linha de trabalho visa transformar esta unidade como um hospital docente.
Para o médico, a presença do reitor dará força nas relações já existentes com a Faculdade de Medicina, visto que se pretende  continuar a formar pessoal na vertente de diversas áreas de saúde.
Referiu que o hospital aspira formar especialistas e técnicos nas áreas de laboratório, hematológica, anestesia e instrumentação.
A Faculdade de Medicina existe há quatro anos e conta com 252 alunos, dos quais 60 frequentam o quarto ano e serão os primeiros licenciados em 2013.
Testemunharam a cerimónia médicos do Hospital Geral de Benguela, o vice-reitor da UKB, docentes da Faculdade de Medicina e convidados.

0 comentários:

Enviar um comentário