Embaixador dos EUA trabalha em Benguela

quarta-feira, 11 de maio de 2011 |



Benguela – O embaixador dos Estados Unidos da América (EUA) em Angola, Christopher McMullen, iniciou segunda-feira uma visita de três dias à província de Benguela, numa deslocação que tem no topo da agenda a constatação da implementação dos projectos financiados pelo Governo americano nesta região.


Segundo um programa a que a Angop teve acesso, na sua primeira visita oficial a Benguela, desde que foi acreditado, o diplomata americano deve ainda aproveitar a sua estada para explorar possibilidades de novas vias de cooperação com as entidades locais.


De acordo com a nota, antes de se reunir quarta-feira com o governador provincial, Armando da Cruz Neto, o chefe da missão diplomática americana no país tem encontros previstos com responsáveis do MPLA e da UNITA.


No dia de hoje, o embaixador americano visita, em companhia de um representante da companhia petrolífera Chevron, as instalações da liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América (Clusa) que em 2007 assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural para o lançamento do Programa de Desenvolvimento Agrícola e Financeiro “ProAgro”.


Entretanto, o Programa de Desenvolvimento Agrícola e Financeiro visa fortalecer as capacidades dos produtores e empresas de agronegócios, melhorando o diálogo entre actores do sector privado e o Governo angolano, ajudando a consolidar as ligações na produção, processamento, compra e venda de determinados produtos agrícolas.


O plano, financiado pela Chevron e Agência Americana para o Desenvolvimento (Usaid), abrange inicialmente as províncias de Benguela, Kwanza Sul, Bengo, Luanda, Huíla e Huambo, onde se desenvolve uma cadeia de produção, transformação e comercialização de frutas, com destaque para a banana e hortícolas.


No prosseguimento da sua actividade, Christopher McMullen visita também a cooperativa Twassuca e terá um encontro com os produtores de banana e com os responsáveis da organização não-governamental JAM, para além de avaliar o programa de merenda escolar em uma escola em Benguela, financiado pelo Governo norte-americano. 


Está igualmente prevista uma visita á casa modelo do projecto de desenvolvimento habitacional da empresa Americana Royal Concrete Concepts, subsidiária da companhia Metromont, além de visita a uma escola administrada pela organização não-governamental RISE International, ligada a um grupo religioso americano. 


Um encontro com estudantes e professores da escola do Candumbo, no bairro da Lixeira, nos arredores da cidade das Acácias Rubras, deverá ainda dominar a agenda do representante oficial do Governo do presidente Barack Obama em Angola.


A visita do embaixador americano à província de Benguela será também marcada com um encontro de balanço da actividade com o governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, seguida de uma conferência de imprensa.

0 comentários:

Enviar um comentário