Líderes tradicionais de Cabinda satisfeitos com cultura do Bocoio

quinta-feira, 21 de abril de 2011 |

Os líderes tradicionais da província de Cabinda manifestaram-se satisfeitos, nesta terça-feira, com a tradição, hábitos e costumes socio-culturais da população do Bocoio, 102 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela.


A manifestação foi apresentada pelo porta-voz do grupo de sobas e chefe de departamento de controlo das administrações municipais e comunais do governo provincial de Cabinda, João Luís Chimbinda, no final da visita efectuada aquela localidade.

João Luís disse que se nota pouca diferença em alguns hábitos, costumes e tradição socio-cultural constatados durante a apresentação de peças artesanais, a forma tradicional dos sobas locais e outros laços de cooperação que unem os dois povos das províncias de Benguela e Cabinda.

Durante a sua estada no município, as autoridades tradicionais de Cabinda receberam cumprimentos da administradora municipal, Deolinda Valiangula, membros de auscultação e concertação social, sobas e seculos, entidades religiosas e representantes dos partidos políticos.

Visitaram ainda o hospital municipal,  locais de interesse e realizaram uma reunião de troca de experiências de valores culturais, hábitos e costumes tradicionais com os sobas e seculos locais.

As autoridades tradicionais que trabalharam igualmente no município do Balombo, 182 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, deslocam-se hoje para o Lobito, onde visitarão alguns objectivos económicos, sociais e culturais.

No Balombo, a comitiva visitou o jazigo dos antigos Sobas da Embala na Mbala-Kivula, inteiraram-se do funcionamento do pavilhão de Artes e Ofícios e do núcleo do Magistério Primário.

Visitaram igualmente as obras de reabilitação do hospital municipal, da escola do Magistério Primário e do centro Turístico do Cota-cota.

Na localidade de Mbala-Kivula os visitantes acamparam nos rituais de embalsamamento dos 35 crânios dos antigos sobas, bem como mantiveram um breve encontro com as autoridades tradicionais na regedoria municipal.

Acompanharam a visita das autoridades tradicionais nas duas localidades, o chefe de gabinete de apoio e controlo das administrações municipais e comunais do Governo de Benguela, Domingos Hutalala.

0 comentários:

Enviar um comentário