Festas da cidade de Benguela comissão organizadora

quinta-feira, 21 de abril de 2011 |

Uma comissão organizadora para as festividades dos 394 anos da cidade de Benguela foi criada, nesta terça-feira, pelo governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, soube hoje a Angop

 
De acordo com um documento exarado pelo chefe do executivo, a comissão é por si coordenada e tem como primeiro e segundo coordenadores, Fernando de Sousa Andrade e o administrador municipal de Benguela, José Manuel Lucombo, respectivamente.
Integram-na ainda, os directores da Cultura, Comércio, Hotelaria e Turismo, Indústria, Geologia e Minas, Juventude e Desportos, Comunicação Social, os responsáveis do gabinete de estudos e planeamento, das associações Industrial de Angola e Acácias Rubras.
O despacho do governador indica ainda que a referida comissão é responsável pela coordenação e realização de todas as tarefas, almejando o êxito dos festejos, podendo sempre que necessário solicitar a colaboração de outras entidades para a realização dos fins previstos.
A cidade de Benguela foi fundada por Manuel Cerveira Pereira a 17 de Maio de 1617, com o nome de São Filipe de Benguela. Cerveira Pereira partiu de Luanda a 11 de Abril de 1617 a frente de uma força de 130 homens e rumou para o sul, ao longo da costa até a Baía das Vacas que alcançou a 17 de Maio.
Aí fundou a povoação de São Filipe de Benguela, que havia de ser a capital do novo domínio português ao sul de Angola-o reino de Benguela administrador autonomamente entre 1617 e 1869. Entre 1641 e 1648, a povoação foi ocupada por holandeses.
Com uma população estimada em 747 mil habitantes, cuja principal actividade é a pesca e agricultura. 

0 comentários:

Enviar um comentário