Rosa Cruz e Silva no Festival de Teatro

terça-feira, 30 de novembro de 2010 |

Rosa Cruz e Silva no Festival de Teatro

A província de Benguela acolhe, a partir do próximo dia 30, até ao dia 3 de Dezembro, o quarto “Festival Nacional de Teatro”, numa iniciativa do Ministério da Cultura, em parceira com o governo local.
A cerimónia de abertura do festival é presidida pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva. Os grupos de teatro exibem as peças nos períodos da tarde e noite, nos cinemas Monumental e Império.
O coordenador do Festival Nacional de Teatro, o encenador e actor António de Oliveira “Delón” disse ontem, ao Jornal de Angola, que uma das razões para a escolha de Benguela, é porque tem salas em condições para apresentação de peças teatrais e ser o segundo maior movimento teatral do país depois de Luanda, e por facilitar o acesso dos grupos concorrentes por estrada.


António de Oliveira referiu que o Festival Nacional de Teatro se enquadra no âmbito das festividades dos 35 anos da independência de Angola e conta com a participação dos grupos vencedores dos festivais.
António de Oliveira disse que no quadro do intercâmbio cultural existente entre os países da CPLP, foi convidada a Companhia de Teatro Gungu, de Moçambique, mas não para concorrer. “ Consta do programa a realização de ateliers técnicos sobre actuação, direcção teatral, dramaturgia e preparação de actores, a serem ministrados por especialistas angolanos” garantiu. 
António de Oliveira referiu que faz parte do programa do Ministério da Cultura relançar e divulgar as actividades culturais na região e medir o desenvolvimento dos vários movimentos teatrais das Províncias do Huambo, Kwanza-Sul e Huila, que têm dado sinais de crescimento. “ É com o Festival Nacional de Teatro que vamos ter uma noção exacta da evolução dos diversos movimentos culturais de Angola”, disse.
Realçou que o festival está enquadrado no programa de descentralização das actividades culturais do Ministério, visto que, normalmente as actividades são realizadas em Luanda. “Queremos continuar a levar para as outras províncias actividades culturais do género e assim criar condições de intercâmbio cultural entre os artistas nacionais.
Acrescentou que a equipa técnica já se encontra desde quarta-feira àquela província, com o objectivo de criar as condições de trabalho destinadas a garantir a realização do Festival Nacional de Teatro com êxito e o resto da caravana chega à província no dia 29 do corrente mês.
António de Oliveira realçou que, apesar da actividade de destaque ser a exibição de peças teatrais, outros aspectos que representam as raízes culturais da província também estão presentes no festival.
No âmbito do programa do festival realiza-se no domingo, dia 5 de Dezembro, um espectáculo musical de encerramento com a participação de músicos locais e da capital do país. O objectivo é criar um intercâmbio e ajudar a divulgar o trabalho dos novos talentos musicais. Está igualmente prevista a realização de um festival de canoagem.


(Fonte: Jornal de Angola 26/11/2010)

0 comentários:

Enviar um comentário