Investimentos em projectos Estruturantes

terça-feira, 30 de novembro de 2010 |

O Executivo tem estado a realizar fortes investimentos em projectos estruturantes como vias-férreas, na construção e ampliação de portos, aeroportos, etc., entre outras acções que tem vindo a desenvolver. Em Benguela podem ser enumeradas as seguintes:
1 - O Porto do Lobito é um dos mais importantes da costa ocidental africana, oceânico de primeira classe. A excelente baía que abriga o porto possui 5 quilómetros de extensão, 600 metros na entrada e quase um quilómetro e meio na parte mais larga com fundos que variam entre os 25 e os 36 metros. O porto tem a particularidade de ser o elo de ligação entre Angola e os países vizinhos como o Congo, a Zâmbia e também a Tanzânia, aproveitando o Caminho-de-Ferro de Benguela, que possui uma extensão de 1300 quilómetros do Lobito à fronteira leste. O porto é um elemento catalizador de corredores de desenvolvimento regionais por atravessar o país de lés a lés e pode assim proporcionar desenvolvimento sustentado, voltando à ideia do chamado Corredor do Lobito, que existiu nos anos 80.
2 - Em Agosto foi inaugurada a nova unidade de pediatria e maternidade do Hospital Provincial para atender 120 pacientes acamados com serviços especializados e meios de diagnóstico modernos. Possui 2 blocos operatórios. Antes em todo o hospital havia um só bloco.
3 - Recuperação da barragem do Lomaum, no município do Cubal. Em Março de 2011 acontece o termo da primeira fase do projecto, que contempla duas fases. A capacidade antes da sua destruição, em 1981, durante o conflito armado, era de 35 Megawatts. Agora haverá um aumento de 50 megawatss na oferta ao parque industrial e doméstico da região, a que se acrescem 50 megawatts produzidos na Central Térmica. A construção da barragem propriamente dita, com as tomadas de água, torres de equilíbrio, as condutas e gerador. As estatísticas oficiais indicam que apenas 32 por cento dos angolanos tem acesso ao bem básico da electricidade.
4 - II Fase do Projecto de Águas de Benguela (PAB) terá grande impacto na estrutura económica e social da região litoral. O projecto tem capacidade para fornecer um metro cúbico de água por segundo. Durante a execução da primeira fase foi reposta a distribuição do precioso líquido em zonas onde antes a população fazia recurso à compra de água em camiões cisterna de particulares.
5 - A produção de sal na província vai aumentar. Das 45 mil toneladas anuais vai passar-se para as 214 mil a partir de 2012, segundo Manuel Rodrigues, presidente da Associação dos Produtores de Sal. A principal zona salineira é a da Baía Farta, a cerca de 25 quilómetros da capital da província, onde existem solos, água e clima favoráveis. Existe um mercado potencial para o sal angolano nos países vizinhos, como a Namíbia, África do Sul e os dois Congos. Quando se registou a rotura de produção Angola importou sal estrangeiro a cerca de 60.
6 - Em termos de reservas fundiárias o trabalho já realizado prevê a construção de 10 mil fogos numa primeira fase, no âmbito da gestão integrada do território e do planeamento do desenvolvimento territorial.
7 - Uma fábrica de cimento e clincker, num projecto privado denominado SLN que visa aumentar a capacidade produtiva nacional está em fase de implantação, com prazo de execução de 44 meses. A fábrica vai proporcionar 240 postos de trabalho, 210 dos quais para pessoal angolano, e está orçada em 430 milhões de dólares.
8 - Ainda no domínio da saúde, o centro Oftalmológico de Benguela, criado em Agosto de 2008, realizou em dois anos 238 mil consultas e 13.500 cirurgias.
9 - O PDIC (Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela), localizado entre as cidades de Benguela e do Lobito, ocupa uma área de 800 hectares. O pólo vai garantir 10 mil postos de trabalho.

Fonte: Jornal de Angola

0 comentários:

Enviar um comentário