Arte de Etona em Benguela

terça-feira, 30 de novembro de 2010 |

Uma exposição de escultura e pintura em torno da corrente filosófica Etonismo vai ser realizada na província de Benguela, pelo artista plástico Etona, em alusão ao 35º aniversário da independência nacional que se assinala a 11 de Novembro.
Falando à Angop, no Centro Cultural Português, à margem da abertura da exposição “Sabby - Luanda's Dream’s”, do artista Benjamim Sabby, Etona afirmou que o governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, assumiu patrocinar o transporte de mais de duas toneladas de esculturas em madeira, num esforço que engrandece a cultura nacional.
Para o artista, que se diz feliz com a atitude do governador, “cada um ao seu nível deve fazer algo, o mínimo que seja, para o engrandecimento da sociedade angolana”. Além disso, sublinhou que o Etonismo é actualmente mais conhecido no estrangeiro do que em Angola, e o convite das autoridades de Benguela vai permitir à população local ficar mais informada e actualizada sobre o processamento da arte.
Quanto à exposição de Benjamim Sabby, Etona afirmou precisar de tempo para fazer uma analogia sobre o valor técnico, científico e filosófico da exposição de Sabby.
“Vim cá para dar o meu calor, estender um abraço ao colega de profissão, pois a arte representa o nosso elo ”, disse, sublinhando que brevemente voltará ao Centro Cultural Português para uma análise mais técnica das obras em exposição, composta por 12 telas, seis artefactos pintados e quatro fotografias que retratam o quotidiano luandense.
Referindo-se à sua corrente filosófica, esclareceu que vai continuar a trabalhar na sua divulgação, como aconteceu recentemente durante a sua participação no Congresso de Estética, que reservou espaços de debate (além de uma exposição de escultura e pintura), promovidos por dois estudiosos e analistas estrangeiros da Filosofia de Etonismo.

(Fonte: Jornal de angola 10/10)

0 comentários:

Enviar um comentário