Festival internacional exibe documentário sobre caminhos-de-ferro de Benguela

domingo, 21 de novembro de 2010 |

O terceiro Festival Internacional de Cinema de Luanda exibiu sexta-feira o documentário "Trilhos culturais de Angola", que narra momentos históricos dos Caminhos-de-Ferro de Benguela (CFB), bem como aspectos culturais desta região do centro-litoral de Angola.

Numa produção da Dread Locks, o documentário de 50 minutos que levou 16 dias de rodagem e seis meses de produção centra a sua acção no troço Lobito/Cubal, dois municípios da província de Benguela, num percurso de aproximadamente 153 quilómetros.

Segundo o produtor do filme, NGuxi dos Santos, citado pela Agência Angola Press (ANGOP), o Trilhos culturais de Angola visa ilustrar uma parte da história do país, de modo a deixar um legado para as gerações vindouras.

Numa primeira fase, o filme mostra o surgimento dos Caminhos-de-Ferro, as suas envolventes históricas, e as perspectivas comerciais que se abriam à sua volta.

Apresenta depoimentos de figuras ligadas aos CFB há mais de 30 anos, entre os quais o condutor de vias Lopes Eugénio, o operário Paulo Candiero, e o administrador Cristiano de Almeida, que deixam uma reflexão sobre o passado dos Caminhos-de-Ferro de Benguela.

O vídeo aborda também os traços da modernidade que se buscam, através do processo de reconstrução nacional e os investimentos que o Governo angolano faz para a recuperação e o desenvolvimento da linha, uma das vítimas maiores das destruições que Angola viveu durante a guerra civil de 1975 a 2002.

O terceiro Festival Internacional de Cinema de Luanda aberto sexta-feira vai decorrer até 26 deste mês, numa promoção do Ministério angolano da Cultura.

De carácter generalista, o evento centra-se na exibição de filmes de longa e curta-metragem de ficção e documentários, podendo, no entanto, albergar outros géneros cinematográficos.

A produção do vídeo sobre os CFB foi patrocinada pela Doc-TV, uma rede que visa apoiar projectos cinematográficos a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Com mil 301 quilómetros no total, desde a cidade portuária do Lobito (Benguela), na costa atlântica, até à vila do Luau, na província oriental do Moxico e junto à fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), os CFB têm mais de 100 anos de história.

Única ligação ferroviária da África Central ao Atlântico, a sua construção foi iniciada a 1 de Março de 1903 tendo ficado concluída a 2 de Fevereiro de 1929.

Depois do Luau, ela está ligada aos sistemas ferroviários da RDC e da Zâmbia, a partir da qual é possível chegar às cidades de Beira, em Moçambique, e de Dar es Salaam, na Tanzânia, junto ao oceano Índico.

Faz assim parte de uma linha ferroviária transcontinental, pois também está ligada indirectamente ao sistema ferroviário da África do Sul. Nos seus tempos áureos, os CFB eram o caminho mais curto para transportar as riquezas mineiras da actual RDC (então Zaíre) para a Europa.

Mas o conflito armado que se seguiu à independência proclamada em 1975 desactivou quase completamente a linha, através nomeadamente da sabotagem das suas locomotivas, carruagens e carris e outras infra-estruturas de base, limitando o seu funcionamento a apenas 34 quilómetros até 2001, em Benguela.

O plano de reabilitação lançado após o termo da guerra civil em 2002 prevê a conclusão dos trabalhos de reparação em 2012. O Governo angolano já terá investido até agora cerca um bilião e 800 milhões de dólares americanos na reposição efectiva do corredor Lobito-Luau com recurso a uma linha de crédito da China.

Aeroporto é reaberto em Benguela

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O Aeroporto de Benguela, cuja pista possui 1620 metros de comprimento e 30 de largura, foi reaberto na quinta-feira passada, no quadro das comemorações do 35º aniversário da Independência Nacional, que se assinalou a 11 de Novembro.
  
Com capacidade para receber aeronaves de pequeno e médio porte, a infra-estrutura denominada 17 de Setembro conta com um sistema de balizagem de iluminação que possibilita o movimento de voos nocturnos, podendo a sua nova sala de embarque receber entre 80 a 100 passageiros.
  
O edifício de mil e 800 metros quadrados, com salas de venda de bilhetes, de check-in, controlo, raio-X e um parque de estacionamento, apresenta uma nova imagem resultante de um investimento de oito milhões, 499 mil e 959 dólares norte-americanos, o que deverá proporcionar maior conforto, mobilidade, acessibilidade e segurança aos utentes.
  
Além do restauro dos sistemas de incêndio, água e de comunicação, a obra que envolveu 150 cidadãos, entre angolanos e brasileiros, abrangeu a melhoria da torre de  controlo na antiga aerogare, a qual dispõe de serviços para vistoria de passageiros, tapetes rolantes para bagagens, sanitários e uma sala protocolar, assim como rampas de acesso para deficientes físicos.
  
O rés-do-chão do edifício está projectado ao desembarque de passageiros, o primeiro andar alberga restaurantes e lojas de conveniência, enquanto os serviços administrativos da ENANA e de controlo do tráfego aéreo e meteorológico estão sedeados no segundo andar.
  
O Aeroporto de Benguela deixou de receber aeronaves de grande porte há mais de 20 anos, dadas às limitações impostas pela extensão da sua pista, e no âmbito da 27ª edição da Taça de África das Nações Orange-Angola 2010 havia sido já restaurado.

Pânico na reitoria da UKB em Benguela

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Informações recentemente chegadas à nossa redacção dão conta de manobras maquiavélicas muito perigosas, engendradas pelo Ex-Reitor da UKB. Isto está a acontecer porque a Ministra orientou-o para arrumar a casa de modo que seu sucessor, cujo currículo foi encaminhado às autoridades competentes, venha começar a trabalhar sem constrangimentos. Já temos inclusive o nome do futuro verdadeiro Magnífico Reitor que, ao ser aceite pelas autoridades, trará um novo alento a esta instituição, visto tratar-se da pessoa certa para o cargo.
O Dr. Paulo de Carvalho tem-se desdobrado em reuniões com alguns supostos Jornalistas de Benguela e Luanda com o intuito de maquinar uma campanha contra a anterior direcção do ISCED de Benguela. Fazem parte deste complô os famosos jornalistas cujos nomes constam da folha de salários que se encontra em nossa posse e que a seu tempo iremos revelar com mais pormenores.
O Ex-Reitor, decidiu jogar com o velho bicho-papão, a UNITA. Assim sendo, para concretizar este propósito decidiu distribuir por toda Benguela uma carta de advertência ao MPLA, sobre a possibilidade da UNITA estar a recrutar os ex-dirigentes do ISCED de Benguela. Para os funcionários e dirigentes da UKB, bicho-papão tem nome e intitula-se “Magnifico”. Não fosse o empenho dos funcionários da UKB, qualquer dia ainda teriam que chamá-lo “Magnânimo”, ou seja “Deus”. Será que os benguelenses e kwanzasulanos, bem como próprio MPLA, são tão ingénuos a ponto de serem maquinados pelo Dr. Paulo de Carvalho?
Para completar o quadro maquiavélico, o Dr. Paulo de Carvalho, incumbiu o seu secretário-geral como mandatário da campanha para lavar a imagem da sua má gestão financeira, mascarada de rigorosa e transparente. Segundo a nossa fonte, o secretário-geral, contactou uma das empresas para onde haviam sido canalizados quatro milhões de kwanzas, a troco de uma comissão de 20%, com o intuito de receber alguma mercadoria utilizando para o efeito a verba destinada ao ISCED, sem nunca assinar qualquer documento. Trata-se da compra de inúmeros computadores de mesa a preços inflacionados, sem sistema operativo, tudo para justificar o desvio dos quatro milhões de kwanzas. Os computadores foram entregues as unidades orgânicas que, no entanto, também têm rubrica para tal. Enfim, são as maquinações de um intocável.
Não sabemos se a táctica, do executivo angolano, de anunciar a exoneração de um dirigente antes de assinar a exoneração é propositada, mas é facilmente perceptível que o objectivo é flagrar os meliantes e mais tarde presenteá-los com uma longa estadia no nosso mais famoso Resort, Hotel and Spa do Cavaco (vulgarmente conhecido por, Estabelecimento Prisional do Cavaco).
Contra factos não há argumentos. Benguelenses e Kwanzasulanos, conhecem a anterior direcção do ISCED de Benguela e do Núcleo do Sumbe bem como o trabalho desenvolvido por aquela direcção em prol do verdadeiro desenvolvimento das Províncias de Benguela e Kwanza-Sul.

Deficientes em Benguela marcham contra exclusão social

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Portadores de deficiência consideram-se excluídos da sociedade angolana.
Contra alegada discriminação marcharam, dia 16 de Novembro, nas principais artérias da cidade de Benguela.
Apontaram o dedo ao Governo acusando o executivo angolano de ser insensível às suas dificuldades, em violação aos direitos consagrados na constituição.
Uma promoção da rede das associações das pessoas com deficiência, que clama por direitos iguais.
“O que nos difere um do outro são algumas incapacidades físicas e não mentais. O que nós vimos é: Quando nos direccionamos a uma instituição a tendência é que esse indivíduo é um pedinte, porque conforme o governo procede faz com que a população em geral vê a pessoa com deficiência como um mendigo” – disse um dos participantes.
“O governo é o órgão de tutela que controla o país, são eles que tratam as políticas no sentido de beneficiar a população, nós também queremos que incluam as políticas em relação às pessoas com deficiência. Nós queremos apelar o governo que ratifique a lei de base que protege a pessoa com deficiência” – reclamava outro manifestante.
Ao longo da marcha foram exibidos vários cartazes com os dizeres: dignidade para todos, direito sim, e não à caridade, contra a exclusão social, lutemos pelos nossos direitos e erradicar a pobreza até dois mil e quinze, incluindo pessoas com deficiência.
Segundo os manifestantes a marcha enquadrou-se nas jornadas do dia internacional das pessoas com deficiência, que se a celebra no próximo dia três de Dezembro.

Edificios Que Caracterizam Benguela

sexta-feira, 5 de novembro de 2010 |

Igreja Nossa Senhora da Populo 

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, com o seu estilo barroco, foi aberta ao público em 1748 e está classificada como monumento nacional. Na sua fachada "O capitão de Infantaria Roque Vieira de Lima, que com fervor e zelo fez esta obra tão pia, pede um Pade-Nosso e uma Avé-Maria".
A Catedral de Benguela, Igreja de Nossa Senhora de Fátima, veio substituir em 1963 a velha Igreja do mesmo nome. Em 2009 recebeu os vitrais que a maquete exibia há mais de quatro décadas.

 Praça 1º De Maio
 Partido Praça 1º de Maio
Igreja Lobito
Parte Interior da Igreja do Lobito



Igreja Sé Catedral
 Lobito
 Liceu de Benguela
 Vista Do Sombreiro

Ponte Sobre o Rio Catumbela


Mercado Municipal de Benguela
Mais um investimento recente; que o governo de angola se engaja. O mercado foi reabilitado e é gerido pela ``Nova Rede Nomercial´´, com dois andares ele contem várias lojas comercias, bancos e venda de produtos alimentares e nacionais.



Ponte 4 De Abril Catumbela
O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, inaugurou hoje a nova ponte sobre o Rio Catumbela, que vai ligar as cidades do Lobito e Benguela.
Teve um custo de 27 milhões de euros.
A inauguração da ponte, baptizada Ponte 4 de Abril, alusiva à data da assinatura dos acordos de paz de 2002, que pôs fim à guerra em Angola, decorreu na presença de milhares de pessoas.
O director-geral do Instituto Nacional de Estradas deAngola (INEA) informou que a ponte 4 de Abril tem um comprimento de 438 metros, englobando dois viadutos de acesso e a plataforma sobre o rio, com 170 metros, contando ainda com duas faixas de rodagem em cada direcção e um passadiço para peões.