EUA consideram eleições possibilidade para consolidar democracia

quarta-feira, 11 de maio de 2011 |

Benguela – O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Christopher McMullen, considerou hoje, quarta-feira, na província de Benguela, as eleições gerais previstas para 2012 como um factor determinante, para que o país avance com maior celeridade na senda da consolidação da democracia, para o bem-estar dos angolanos.

O chefe da missão diplomática americana no país fez esta consideração à imprensa, no final da visita de três dias que efectuou à província de Benguela, numa deslocação que teve no topo da agenda a constatação da implementação dos projectos financiados pelo Governo norte-americano nesta região.

O embaixador Christopher McMullen afirmou que a democracia em Angola anda bem, porque tem registado progressos assinaláveis nos últimos anos, mas apesar disso diz ser importante fazer-se mais alguns avanços em vários domínios da vida nacional.

Para o diplomata americano, com o advento das eleições legislativas e presidenciais em 2012, Angola tem a possibilidade ímpar de avançar cada vez mais no que ao aprofundamento da democracia diz respeito.

Comentou que a disputa entre os partidos políticos tem sido importante na formação de uma consciência mais democrática, facto que leva a que os angolanos encarem com mais maturidade os desafios eleitorais do país.

O embaixador dos EUA disse haver vários programas de ajuda e assistência aos partidos políticos, sobretudo em projectos de educação cívica e noutras áreas.


Também falou dos intercâmbios entre a Embaixada Americana e a Assembleia Nacional (Parlamento) baseados, entre outros, em workshops para a troca de experiência de grupos de trabalhos nos dois países.

Aproveitou a oportunidade para reiterar que a Missão Diplomática Americana em Angola está disposta a trabalhar com qualquer partido político do país em acções que visem apoiar a educação cívica.

Na sua primeira visita oficial a Benguela, desde que foi acreditado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o diplomata americano aproveitou de igual modo para explorar possibilidades de novas vias de cooperação com as entidades locais.

Para além de reunir com o governador provincial de Benguela, Armando da Cruz Neto, o chefe da missão diplomática americana no país teve encontros com responsáveis locais da UNITA, com quem abordou questões sobre a vida política, social e económica do país.
 O embaixador americano visitou, em companhia de um representante da companhia petrolífera Chevron, as instalações da Liga das Cooperativas dos Estados Unidos da América (Clusa) que em 2007 assinou um memorando de entendimento com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural para o lançamento do Programa de Desenvolvimento Agrícola e Financeiro “ProAgro”.

Christopher McMullen radiografou também a cooperativa Twassuca e teve um encontro com os produtores de banana e com os responsáveis da organização não-governamental JAM, para além de ter avaliado o programa de merenda escolar em uma escola em Benguela, financiado pelo Governo norte-americano. 
 
 Durante a sua estada em Benguela, o embaixador visitou uma casa modelo do projecto de desenvolvimento habitacional da empresa Americana Royal Concrete Concepts, subsidiária da companhia Metromont, além de visita a uma escola administrada pela organização não-governamental RISE International, ligada a um grupo religioso americano.

0 comentários:

Enviar um comentário