segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 |

A selecção nacional de futebol decide terça-feira, em Cartum, o acesso à final do CHAN2011 diante da sua congénere do Sudão, num reencontro, após 23 anos, que pode catapultar o conjunto angolano para o cume da modalidade em África.

Palancas Apuramentos 2011
Palancas Apuramentos 2011
                                                  
A atravessar bons momentos psicológico e de forma desportiva, a equipa angolana certamente vai querer manter a invencibilidade perante o “desconhecido” Sudão no terceiro jogo entre ambos, devendo, entre outros pormenores, ser capaz de controlar a pressão do público local, que não tem olhado a meios no apoio incondicional ao seu representante neste torneio.
 
Fora essa adversidade, os “Palancas Negras” nada “devem” aos “Falcões do Deserto” (apelido da selecção sudanesa), pois as estatísticas dão claro favoritismo aos angolanos, quer seja pelo desempenho das duas selecções no CHAN, quer pelo seu histórico, e se prevalecesse a lógica Angola podia já ser considerada finalista antes da partida.

A 7 de Agosto de 1988 os Palancas Negras e Falcões do Deserto se defrontaram pela primeira vez, nas eliminatórias para o mundial de Itália em1990 e empataram sem golos, em Luanda. No segundo e último jogo, a 11 de Novembro do mesmo ano, os angolanos venceram por 2-1, coincidentemente, na cidade de Cartum, localidade do jogo das meias-finais.   

Quanto ao CHAN, a superioridade do conjunto nacional reside no facto de ter marcado três golos na primeira fase, contra dois dos sudaneses.
 
A selecção nacional está motivada por eliminar nos quartos-de-final a “poderosa” selecção dos Camarões, enquanto os donos de casa, ainda sem um verdadeiro de teste na prova, "esfolaram-se" para ultrapassar a “modesta” formação do Níger.

Por outro lado, a presença em massa dos adeptos pode constituir um elemento de pressão para os anfitriões, que assim serão obrigados a corresponder à expectativa do público.
 
A partida entre angolanos e sudaneses inicia às 20:30 local (18:30 em Angola), no El Marreikh Stadium, nos arredores da capital do país.
 
Antes jogam também para as meias-finais Argélia e Tunísia, no Cartum International Stadium.

0 comentários:

Enviar um comentário