Diagnosticados 20 seropositivos no Cubal

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010 |



Vinte casos positivos de VIH/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Novembro deste ano, no centro de aconselhamento e testagem voluntária do Hospital Municipal de Cubal, 171 quilómetros a Sudeste de Benguela.

O coordenador municipal de Saúde Pública, Adriano Kambali, disse terem registado mais quatro casos positivos em relação ao mesmo período de 2009.

Explicou que foram aconselhados mil e duzentas e sessenta e duas pessoas, dos quais quatrocentas e 58 fizeram o teste voluntário, tendo resultado 20 casos negativos.

Para si, “o aumento significativo de casos positivos deriva do facto de muitos pacientes com tuberculose, oriundos das províncias de Luanda, Lunda Norte, Kwanza Sul e Cunene procurarem os serviços do centro de tuberculose da Missão Católica de Chambungo, dada as suas potencialidades no tratamento da enfermidade”.

Com vista a reduzir o numero de casos na região, o responsável informou que a sua instituição tem realizado campanhas de sensibilização e palestras nas comunidades, bem como a testagem, através da clínica móvel, além de incentivar ao uso do preservativo.
    



0 comentários:

Enviar um comentário