Os municípios da Baía-Farta e Cubal, 28 e 171 quilómetros, respectivamente, da sede provincial de Benguela, contarão ainda este ano com os núcleos do Instituto Superior de Ciências da Educação (Isced), segundo anunciou hoje o secretário da Reitoria da Universidade Katiavala Bwila, José Domingos Calelessa.
Universidade Katiavala Buila Benguela |
De acordo com o responsável, em declarações à Angop, o trabalho para a implementação dos núcleos nas referidas localidades está bastante avançado, estando apenas por se definir os últimos detalhes financeiros.
Domingos Calelessa realçou que, com a instalação do Isced nessas regiões, se resolve o problema de falta de ensino superior nos municípios vizinhos, como Caimbambo, Ganda e Chongoroi, bem como da comuna de Dombe-Grande.
Acrescentou que, numa outra fase, será dada prioridade a abertura dos núcleos superiores nos municípios do Balombo e Bocoio que distam 181 e 102 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela.
Para assegurar o processo de ensino aprendizagem, o responsável garantiu que deverão recorrer a contratação de docentes.
Avançou que esta acção vai permitir ainda encurtar distâncias daqueles que pretendem fazer a sua licenciatura no Isced.
"Vamos averiguar o número de estudantes nessa condição e se este número chegar para formar uma turma então os serviços é que irão a esses municípios, tanto seja do primeiro ano ou de um outro ano em que estejam a frequentar", explicou.
Domingos Calelessa frisou que não haverá uma outra admissão e nem concurso para esse efeito, pois a instituição trabalhará em função da população existente nos diferentes anos que o próprio Isced ministra.
Actualmente a Universidade Katiavala Bwila encontra-se instalada apenas nos municípios de Benguela e Lobito.
0 comentários:
Enviar um comentário