Benguela – Quatrocentas e 47 delegadas, das 501 previstas em representação dos nove municípios da província de Benguela, participam hoje, domingo, na IX Assembleia Provincial Ordinária de Balanço e Renovação de Mandatos da Organização da Mulher Angolana (OMA), que vai eleger a nova secretária da estrutura feminina do MPLA
.
.
Sob o lema “Mulher Angolana Unida pela Igualdade e Desenvolvimento”, a assembleia, na qual concorrem ao cargo de secretária provincial da OMA em Benguela, as candidatas Maria Idalina Carlos e Leonor Armanda Joaquim, enquadra-se na preparação do V Congresso ordinário, previsto para 27 de Fevereiro e 2 de Março, em Luanda, altura em que a organização celebrará 49 anos de existência.
Na reunião, a que preside a secretária cessante, Anabela da Trindade Jordão, que é deputada pelo Círculo Eleitoral Provincial de Benguela, vai ser eleito o novo comité provincial da OMA, as delegadas ao V Congresso, para além das pré-delegadas a membro do Comité Nacional.
Segundo a porta-voz do encontro, Cecília Reinaldo, a IX Assembleia Provincial Ordinária foi antecedida pela realização de seminários metodológicos de capacitação de quadros e dirigentes, assembleias de balanço e renovação de mandatos nas secções da OMA, nas comunas e nos municípios, onde foram eleitas as delegadas para esse certame.
De acordo com a fonte, a reunião vai avaliar o cumprimento das actividades que a OMA desenvolveu em Benguela no último mandato no domínio da promoção da mulher, na luta pelo fim da violência no género e alfabetização.
Cecília Reinaldo qualificou que tais acções foram implementadas com êxito nos últimos cinco anos na província de Benguela, posto que acompanharam a dinâmica do desenvolvimento do país.
Aproveitou ainda para sublinhar que a reunião vai debruçar sobre os estatutos da OMA na perspectiva de serem enriquecidos com propostas e contribuições, de modo a adaptar-se ao progresso que o país vem registando. A coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Secretariado Nacional da OMA à província de Benguela, Júlia Ornelas, coadjuvada pela integrante desse órgão de apoio, Ilda Carreira, testemunha o evento que termina ainda hoje no Cine Monumental Teatro.
Presentes na sessão de abertura do encontro, estiveram o primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA em Benguela, Armando da Cruz Neto, membros da direcção do partido na província e os deputados à bancada parlamentar do MPLA, Filipe Domingos, Jeremias Dumbo e Teresa Vihemba.
Actualmente, a Organização da Mulher Angolana controla na província de Benguela mais de 145 mil membros distribuídos pelos municípios da Baía Farta, Balombo, Bocoio, Benguela (sede), Caimbambo, Cubal, Chongoroi, Lobito e Ganda.
0 comentários:
Enviar um comentário