Três mil e 290 professores do ensino primário e do primeiro ciclo do ensinos secundário, do município do Cubal, frequentam, desde segunda-feira, uma acção de capacitação metodológica, no âmbito da preparação dos docentes para o presente ano lectivo.
Durante os cinco dias de formação, os professores serão capacitados sobre "Organização do esboço da reforma educativa no município", "preparação de aulas", "Planos de aulas", "Aulas simuladas", "Plano com instrumento de avaliação", "Preenchimento de cadernetas", "mini-pautas e pautas".
"Avaliação das aprendizagem", "Organização da actividade semanal", "Currículo do l ciclo do ensino secundário", "Análise do programa de cada disciplina e identificação dos conteúdos básicos e essenciais ou nucleares", e o "Sistema de avaliação das aprendizagens e regulamento para as provas de escola", são outros temas a serem abordados durante o evento ministrado por 30 formadores.
Na abertura, o administrador municipal do Cubal, António Saraiva, solicitou dos participantes a absorção dos temas agendados para o seminário, com vista a adquirirem conhecimentos que lhes permitam transmitir de forma cuidada, inteligente e sabia aos alunos.
Manifestou-se preocupado com a ausência sistemática de quadros do sector nos locais de serviço, cuja prática em nada tem contribuído para o desenvolvimento do ensino na região, avançando que estes serão rigorosamente sancionados em conformidade com a lei vigente no país, que se consubstancia no desconto salarial.
Por seu lado, o chefe da repartição municipal da Educação no Cubal, Lucas Nguele, destacou a importância da formação e preparação dos docentes como um instrumento essencial para melhor qualidade de ensino exigida.
Avançou que na perspectiva de mais um ano lectivo, julga-se necessário, em primeira instancia, uma preparação psicológica, intelectual e material, de formas a que a discussão dos temas a serem abordados entre o professor e o aluno durante as fases lectivas, sejam benéficas.
Entretanto, actos do género decorrem nos municípios do Balombo e Caimbambo, 182 e 116 quilómetros a nordeste e sudoeste respectivamente da cidade de Benguela.
No Balombo, participam da acção de formação mil e 277 professores do ensino primário, visando o arranque do ano lectivo 2011, previsto para 1 de Fevereiro próximo.
Falando à Angop, o responsável municipal da Educação, Messias Quintas Maquina, disse que os docentes serão capacitados sobre " o perfil do professor", " Sistema de Avaliação", " Requisitos de uma aula" e sobre o " Regulamento das escolas do Ensino Geral".
Adiantou que a acção formativa está a ser assegurada por 30 especialistas adstritos à repartição municipal da Educação, Ciência e Tecnologia.
No Caimbambo, mais de 900 professores do ensino primário, da sede municipal e das comunas da Canhamela, Catengue e Wiyangombe, participam desde segunda-feira em seminários de refrescamento sobre a reforma educativa, visando aprimorarem os métodos de ensino.