Benguela intensifica luta contra a malária

quinta-feira, 31 de março de 2011 |




LUTA CONTRA MALARIA

A Direcção Provincial da Saúde em Benguela vai este ano intensificar a informação, educação e comunicação comunitária sobre as causas e consequências da malária no sector da Educação.
A supervisora do programa contra a malária na província, Filomena Quinda, salientou que, para combater a doença, o sector vai ainda dar continuidade aos planos estratégicos a nível nacional, com vista à luta anti-vectorial, com fumigação espacial e pulverização intra-domiciliar, de charcos e águas paradas, que está a ser implementada com a cooperação cubana.
O combate ao vector, através da distribuição de mosquiteiros tratados com insecticida e a formação de 245 técnicos voluntários para laboratório são outras acções que serão desenvolvidas pelo sector.
Segundo Filomena Quinda, esta acção tem em vista a redução da malária na província, uma vez que em 2010 o sector registou 257.139 casos, menos 107.317 em relação a 2009, que resultou em 1.139 óbitos.
A diminuição de óbitos e de casos de malária, deveu-se ao empenho dos técnicos e pessoal do sector da Saúde, nas campanhas de sensibilização e mobilização das comunidades sobre as causas e consequências da doença, com vista a reduzir os casos de morbi-mortalidade na província.
A malária é a principal causa de morte.


LUTA CONTRA MALARIA 2011


Governo de Benguela aposta na construção de tribunais

quinta-feira, 3 de março de 2011 |

Armando Da Cruz Neto Governador Da Provincia de Benguela
O Governo de Benguela vai construir ainda este ano tribunais nos municípios do Lobito, Ganda, Balombo e Cubal, a garantia foi dada esta terça-feira (01/03), à Rádio Nacional de Angola, em Benguela, pelo governador Armando da Cruz Neto.

 
O governante falou na cerimónia de abertura do ano judicial 2011. Armando da Cruz Neto, realçou na ocasião que “o objectivo é imprimir maior eficácia operacional no tratamento dos processos crimes e tornar a justiça mais humanizada e imparcial que garanta estabilidade social e individual dos cidadãos para a construção de um estado democrático de direito”.

O governador de Benguela, está confiante que as infra-estruturas vão dignificar os serviços de justiça na província.




Angop - Síntese das principais notícias das últimas 24 horas 03-03-2011

|


Luanda - A Agência de Notícias Angola Press, Angop-E.P, incluiu no seu serviço noticioso das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos nacionais:
 
Afirmação
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, afirmou que existem três programas de acção e respectivos orçamentos em cada município de Luanda que asseguram uma boa articulação e evitam sobreposições na sua execução.
 
Felicitações 
O Presidente da República e do MPLA, José Eduardo dos Santos, felicitou a secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês “Inga”, pela sua reeleição para mais um mandato de cinco anos à frente da maior e dinâmica associação da sociedade civil em Angola.
 
Despedida
O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu cumprimentos de despedida da embaixadora cessante da Zâmbia, Marina Malokota Nsingo, que se congratula com o relançamento do Caminhos-de-Ferro de Benguela, no desenvolvimento da região. 
 
Positivo
O ministro da Educação, Pinda Simão, considerou, em Luanda, positivo o grau de cooperação existente entre o sector educativo de Angola com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que apoia financeiramente o sector desde 1985.
 
Cooperação
As relações de cooperação e trabalho existentes entre o Governo de Angola e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos foram abordados, em Genebra (Suíça), pelo Secretário de Estado para as Relações Exteriores, Manuel Augusto, e a Alta Comissária, Navi Pillay.
 
Denúncia
O secretário-geral do MPLA, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, denunciou, em Luanda, as tentativas de incitação à violência que determinados círculos vêm
protagonizando com a finalidade de interromper o processo de reconstrução do país em curso.
 
Criminalística
O comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, considerou, em Luanda, que o funcionamento do Laboratório Central de Criminalística vai constituir uma mais-valia para o esclarecimento célere de vários crimes, muitos deles mediáticos.
 
Recomendação 
As delegadas ao V Congresso da OMA recomendaram a necessidade de continuidade do combate a todas as formas de violência, promovendo mudanças de comportamento com vista a sã convivência familiar.
 
Satisfação
O Conselho Nacional de Comunicação Social considerou satisfatória a cobertura que, de uma forma geral, a Comunicação Social tem vindo a fazer relativamente as posições assumidas pelas duas principais forças políticas nacionais, com a observância do respeito pelo contraditório.
 
Repúdio
As delegadas ao V Congresso Ordinário da OMA repudiaram todas as manobras que visam a desestabilização do país, exortando as mulheres a participarem na jornada de paz e de apoio ao Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no próximo dia 5 de Março.
 
Futebol
Interclube e ASA empataram sem golos, no estádio nacional da Cidadela, em Luanda, na primeira "mão" da Supertaça em futebol.
 
Carnaval
A Comissão Provincial do Carnaval de Luanda colocou à disposição do público dois mil e 500 bilhetes de acesso às bancadas para assistir comodamente o desfile dos grupos durante os dias cinco, seis e oito de Março, na Nova Marginal.

Navio proveniente dos EUA, com munições antiaéreas retido pelas autoridades angolanas no Lobito

|